-
Arquitetos: Bruno Kim Arquitetura, Firma Arquitetura
- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Deca, Electrolux, Eliane, Fernando Jaeger Atelier, Librecad, Marcenaria, Marmotec, Mobília Vintage, NS Brasil, Portinari, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma de apartamento na Mooca em edifício projetado por David Libeskind. Fomos procurados pelos pais de uma família para reformar o apartamento onde viveram por mais de 35 anos.
Como acontece em muitos casos, esse apartamento vinha sendo reformado de maneira fragmentada ao longo do tempo e sem coesão, conforme necessidades de cada fase da vida. Agora, com todos os filhos fora de casa, o casal gostaria de ter um apartamento para curtir a velhice com os filhos e netos. O projeto e a obra foram um longo processo de reflexão e descoberta com os clientes que durou 4 anos desde os primeiros croquis até a entrega dos últimos móveis.
Revelamos a única viga que cruza o apartamento e aproveitamos essa disposição estrutural para fazer um ambiente amplo e aberto, que fosse confortável tanto para a vida em casal quanto para ocasiões de visitas. A mesa de jantar, tradicionalmente usada também para estudar, conversar e jogar, foi pensada no centro da planta, articulando cozinha, sala de estar, televisão, sanitário e quartos.
O casal, que nunca teve aproximação com a arquitetura, hoje comenta das diferenças com o antigo apartamento como, por exemplo, maior presença de luz do sol, ventilação natural constante, sensação de calma, além do ganho em conforto (e a eventual bagunça que os netos fazem quando vão lá).
Se antes da reforma, a preocupação era onde iriam guardar tudo aquilo que acumularam ao longo da vida, hoje escolhem cada item a dedo, dando valor apenas para o que vai fazer diferença no seu conforto físico e psicológico. Esse foi o pensamento que escolhemos para nortear todo o projeto e discussões.